Selecione o idioma:
Menu
A Azeites do Pampa Agroindústria é um empreendimento localizado na cidade de Bagé - RS, que produz azeites extravirgem com a marca
Temos convicção da criação e desenvolvimento de negócios que valorizam a região do Pampa Gaúcho - seu povo, cultura e tradições.
As azeitonas colhidas manualmente proveniente de Olivais próprios e de parceiros garantem um azeite fresco, intenso, com sabor e aroma característicos do pampa gaúcho. A localização estratégica da nossa agroindústria garante agilidade entre o processo de colheita extração o que proporciona um azeite rico em polifenóis e com baixa acidez.
Tecnologia de ponta, desde o campo até o lagar, são pré-requisitos fundamentais para a obtençãode azeites extravirgens de excelência.
Entre o final do verão e início do outono inicia-se o período de colheita das oliveiras onde os frutos atingem a maturação ideal dando ao azeite aroma e sabor intenso e frutado. Nós da Azeites do Pampa damos muita atenção ao ponto ideal de colheita para cada cultivar visando sempre aliar um bom rendimento industrial com às características organolépticas em cada estágio de maturação do fruto. Em geral frutos verdes originam azeites intensos, amargos e picantes; azeitonas em início de maturação dão origem a azeites frutados e picantes medianos; e frutos maduros dão origem a frutado ligeiro, pouco picantes e adocicados.
As azeitonas colhidas no dia são colocadas em caixas plásticas furadas e transportadas até o lagar onde serão processadas num período de até 12 horas. As azeitonas são introduzidas na moega de recepção onde se remove o excesso de folhas e promove-se a lavagem em água corrente. O fruto lavado é moído formando uma pasta. Para manter a qualidade do produto final, o processo de batimento ou malaxagem se dá a temperaturas de 25 a 27 graus o que garante extração a frio e permitindo a ativação de processos enzimáticos necessários para a liberação de substâncias aromáticas e sabor do azeite. Posteriormente ocorre a separação líquido – sólido e líquido – líquido através de centrífuga e Decanter, respectivamente. O azeite novo (Novello), recém extraído nas primeiras semanas não é filtrado pois seu consumo é imediato. Já os demais azeites, monovarietais e blends que serão comercializados durante o ano são submetidos ao processo de filtragem garantindo desta forma suas características e integridade. O azeite é conservado em tanques de inox sob temperatura de 18° e ausência de oxigênio.
O azeite virgem extra distingue-se de todos os outros azeites vegetais por ser proveniente de um simples suco de azeitona, sem a utilização de solventes ou de um processo de refinação industrial. O processo de extração do azeite transfere todas as substâncias naturais contidas na fruta para o azeite extravirgem, conferindo-lhe aromas e sabores originais, próprios das zonas de produção e das variedades utilizadas.
Cada 100 ml de azeite pesam 92 gramas e, obviamente, como todos os azeites são compostos por 100% de gorduras. Como um grama de gordura desenvolve 9 kcal ou 37 kJoules, a energia é obtida multiplicando 92 gramas por 9 ou 37.
Dos 92 gramas de gordura contidos em 100 ml de azeite, apenas 14g são ácidos graxos saturados, enquanto as gorduras restantes são insaturadas e em grande parte monoinsaturadas (75%). Tal como acontece com todas as gorduras puras, o azeite não contém carboidratos, açúcares, fibras, proteínas e sal.